ACESSE A ÁREA DO ASSOCIADO

Publicação

Frei Almir Ribeiro publica carta para associados da EPB sobre 54º Congresso Nacional

CONGRESSO DA ESCOLA DE PAIS  DO BRASIL

Congraçamento e refontalização

 

QUERIDOS AMIGOS,  BOA VIAGEM!

Petrópolis,  6 de junho de 2017

 

A educação é uma relação que se estabelece  entre duas pessoas que se encontram num binômio inseparável de ser-saber, virtude-ciência.  Nesse processo é mais importante  o modo como se aprende que a coisas que se aprende; o modo de se ensinar  que os conteúdos do ensino. Todavia,  não se pode menosprezar caminhos já feitos que se refletem  em conteúdos assumidos  por uma comunidade científica.  Estes fazem-nos avançar mais rápida e seguramente em direção ao futuro. Há que cultivar em nossos jovens o valor de uma antropologia da memória. Seria  uma insensatez e uma arrogância não queremos conhecer ou ficarmos indiferentes  aos caminhos que  nossos predecessores já percorreram.

José Manuel Martins Lopes

 

  1. Escrevo-lhes estas linhas do espaço de trabalho que tenho aqui nesta Imperial Cidade de Petrópolis, cercado de verde  e  respirando o ar puro da serra fluminense. Meu pensamento viaja para longe. Em todas as parte vejo e pressinto que membros da Escola de Pais do Brasil estão se preparando para mais uma viagem a  São Paulo,  São Paulo do Colégio Santa Cruz,  berço da Escola de Pais.  Na qualidade de amigo deste empreendimento em meu nome pessoal dirijo uma palavra a todos. Associo-me ao empenho de  Terezinha e Djalma  que mostram acreditar em nossa  Escola de Pais do  Brasil e nos passam claramente tal convicção.
  2. Vejo as malas sendo preparadas, documentos e passagens colocados sobre a mesa de cabeceira na beirada da estante de livros. Viajantes que  desejam  encontrar-se com companheiros da mesma empreitada:  ajudar os pais a educarem seus filhos, a realizarem  a mais bela obra que é a educação das novas gerações de tal sorte que  possam ser criaturas de pé, cheias de viço e de vigor para fazerem a travessia daquilo que chamamos vida e que possam dar sua colaboração para “humanizar o humano que anda desumanizado”.
  3. Importante que os jovens que tenham estudos de qualidade, importante que os pais sejam presentes em suas vidas, mas que, antes de tudo, saibam   fazer deles  homens e mulheres de valor, que amem de verdade, respeitando o próprio mistério de cada um e o mistério do outro, que  se sintam solidários as pessoas  de boa vontade e onde estiverem, no casamento, na profissão, na vida  em geral, sejam pessoas  não arruinadas pela mesmice, pela mentira, pela superficialidade,  mas seres humanos de verdade.
  4. Queremos que os pais sejam capazes de transmitir, antes de tudo pela transparência de seu modo de ser, um entusiasmo pela vida, que passem para os filhos a certeza de que a vida vale a pena e vale a pena quando vivida  com os valores da solidariedade, da verdade e da capacidade de recolher os que estão jogados à beira da estrada.
  5. Os que estão se preparando para a viagem sabem que os esperam dias talvez um pouco cansativos, mas suculentos. Quantos temas importantíssimos  ligados à família nesse mundo picadinho, fragmentado, família em construção e reconstrução. Que valores   a sustentam?  Ela é fábrica de gente.  Como a família pode  em nossos m dias ajudar os jovens a se situarem belamente diante do mistério da sexualidade? Fomos perdendo o respeito por tudo e por todos.  Como viver na  vida do casal, da família e da sociedade  o respeito? Tudo isso entra pelo nossos poros.  Vamos falar dessas coisas lá no Colégio Santa Cruz.
  6. Estamos para viver mais um momento forte da vida da Escola de Pais do Brasil. Que todos venham com coragem e participem com gosto desse evento que deve nos colocar novamente em estado de confiança: é possível incendiar o coração das novas gerações com  o fogo de nossa confiança no amanha de um mundo de seres  donos de si mesmos e construtores de um mundo de verdade e solidariedade.
  7. E que Deus coloque dentro do coração de cada um doido desejo de viver unidos com Ele que inventou a bela realidade da família. Esta é um sonho do Altíssimo.

 

Com carinho

Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM

Membro do Conselho de Educadores da Escola de Pais do Brasil.