ACESSE A ÁREA DO ASSOCIADO

Publicação

Sem educação para os valores não há vida

A educação  que se vivencia na caminhada deveria ser o grande fórum onde se aprende,  exercitando a cidadania, o respeito, a tolerância aos diversos, a solidariedade e responsabilidade social, a justiça e a igualdade entre todos.

 

Somente poderá ser chamado de educação o processo  que incluir todas as dimensões humanas e somente serão educadores  dignos deste título aqueles que, pelo exemplo e determinação, conseguirem, ao menos, atrapalhar o galope das bestas e fazer germinar  nas pessoas a sua porção divina.  Porção divina que é aquela  onde os valores humanos aparecem como centelha, como reflexo da Luz infinita que ilumina o universo e cada ser humano.


A esperança  é que impulsiona. Ela é a mãe dos profetas. É quem dá vigor aos  educadores.  É ela que brilha nos olhos dos entusiastas. Sem esperança e sem fé não se educa. E sem educação não se constrói  valor e sem valor  não há vida.  E a vida, por si,  já o grande e principal valor

 

Da escolha que cada um faz na vida, dos valores que escolhe viver, pode resultar uma existência melhor para si e para todos.Deste modo, cada um de nós pode ser portador e transmissor de vida e esperança ou de morte e destruição. Esta é uma escolha que deve ser assumida  como responsabilidade diante da vida.  Cada um de nós deixará  uma herança para a humanidade.

 

 

Robson  Santarém

Precisa-se (de) ser humano

Valores humanos: educação e gestão
Vozes,  Petrópolis, p. 149-150