Oralidade, alfabetização e letramento.
Uma Formação Realizada em Conjunto com Famílias, Escolas e Crianças
Neste artigo, o autor descreve com propriedade a importância da criança ser protagonista do processo de letramento e alfabetização, ter maior vivência com os recursos disponíveis que possibilitem intimidade e amplitude em seu conhecimento. No entanto, só haverá sucesso se o pilar família – escola – criança estiver forte e robusto neste movimento.
Com a perspectiva do letramento e a alfabetização caminhando de mãos dadas, o autor propõe atividades complementares através das mídias, livros, jornais, revistas, rádio, o cinema, entre outros, assim como as suas linguagens oral e escrita, tanto como os demais gêneros existentes. É relevante destacarmos que a criança, família e escolas pertencem a uma relação de troca de conhecimentos, interação, permitindo aos novos leitores a possibilidade de brincar com as palavras, livre acesso à literatura infantil, promovendo a motivação contínua do processo criativo e a ressignificação de vivências, promovendo assim, a emancipação de nossas crianças em seu maior grau na sociedade independente de classe, gênero e etnia.
Professor doutor Altino José Martins Filho