É fato incontestável a influência destes meios de comunicação na educação dos filhos. Estas influências podem ser negativas ou positivas e cabe aos pais fazer o acompanhamento, pois os usuários são clientes em potencial dos produtos anunciados, ideias políticas, modelos de comportamento, sejam eles violentos ou não, imorais ou não.
A seguir um resumo de algumas colocações que a Escola de Pais do Brasil faz por meio de seus ciclos de debates, sobre os pontos negativos, positivos e algumas dicas de como conviver com a mídia. O propósito do conteúdo a seguir é contribuir para a reflexão, sem a pretenção de esgotar o assunto.
Pontos Negativos:
TV:
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A criança se mantém em atitude passiva diante de uma TV, de forma estática, sentada ou deitada, de boca semi-aberta, consumindo o que está vendo;
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O que a criança assiste está longe de sua experiência de vida; sendo assim, ela absorve fantasias, acreditando que possam ser reais;
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A criança perde a sua iniciativa diante da TV; vira uma mera espectadora;
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A TV impede emoções autênticas, porque a criança é estimulada sem parar; ela não traduz cada estímulo em ação, porque logo em seguida é estimulada novamente, mas por outro estímulo passivo.
Computador:
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A criança se torna autista digital – isola-se em seu mundo, afastando-se da convivência familiar e dos amigos;
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A criança infringe a lei, acessando sites impróprios à sua idade, tais como: Facebook, Myspace, Twitter…;
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A criança torna-se sedentária;
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A criança fica suscetível a experiências impróprias à sua idades por conteúdos e/ou influências de pessoas nada confiáveis;
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A criança perde o interesse por brincadeiras e/ou programas próprios para sua idade.
Pontos Positivos:
TV/ Computador:
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Melhores meios de comunicação do mundo, porque entra nas casas a qualquer hora do dia;
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Os pais devem reconhecer os programas bons, educativos, de lazer ou divertimento, e proporcioná-los aos filhos. Devem procurar saber quais são os programas/sites que prejudicam o desenvolvimento infantil e impedir que os filhos pequenos assistam/tenham acesso, pois já se sabe que eles alteram o comportamento, a imaginação e a fantasia infantis, produzindo reações indesejáveis;
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O ideal seria selecionar programas/sites e depois debatê-los em família. Esse comportamento poderia contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico dos filhos.
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No caso dos filhos assistirem a um programa inadequado ou acessar site inadequado, mais importante do que repreendê-los, é manter uma conversa após o mesmo, procurando indagar qual a sua opinião relativa à atitude de certos personagens, em relação àqueles que o cercam e à sociedade em geral.
Como conviver com a mídia – Dicas:
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Não ame os meios de comunicação sobre todas as coisas;
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Não deixe que os meios de comunicação dominem a sua vida;
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Nada é mais interativo do que um bom diálogo, movido a sorrisos e olhares reais;
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Existem ainda inúmeras alternativas mais gostosas na vida do que se entregar de corpo e alma aos meios de comunicação de massa;
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Adote sempre uma postura crítica sobre o que lhe está sendo passado;
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Passe de uma atitude passiva para outra mais ativa.
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Aproveite o que a mídia tem de bom;
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Informe-se o mais que puder;
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Quantidade não é qualidade;
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Escolha bem o que você lê e vê;
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Não se prenda apenas a alguns veículos da mídia;
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Aprenda a observar como diferentes canais de comunicação tratam o mesmo assunto.
(*) Colaboração de Marlene de Fátima Merege Pereira – EPB – Seccional de Curitiba – [email protected]