Mesmo que estejamos no Século 21, é importante ressaltarmos como ainda vivemos numa sociedade que não é amigável com mulheres.
Desde o machismo até a misoginia, as mulheres precisam ainda lutar para garantir seus direitos. Com isso, o desafio de ser mãe e filha na sociedade atual ainda existe. É importante entendermos que houve, sim, alguns avanços, mas, segundo Simone de Beauvoir: “Basta uma crise política, econômica e religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados”, portanto, sim, as mulheres precisam, o tempo todo, estar lutando pelos seus direitos.
Precisamos, então, que nossas filhas estejam preparadas para sempre garantir seu lugar na sociedade, a partir da luta e da resistência contra os padrões de gênero. Além disso, as mães, além de precisar lutar contra as expectativas da sociedade quanto a ela, precisam preparar suas filhas para que elas entendam que a luta será recorrente na vida de uma mulher. Principalmente, a luta no equilíbrio entre a maternidade, a vida profissional, pessoal e amorosa. Por mais que, hoje, seja aceito que mulheres trabalhem enquanto são mães ou donas de casa, elas ainda precisam enfrentar uma jornada dupla! Poucos entendem, mas trabalho doméstico também é um trabalho e mulheres não são remuneradas para isso. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), as mulheres trabalham 7,5 horas a mais do que os homens por semana! Por isso, é importante que você, mãe, entenda que não pode abraçar o mundo e que ensine a sua filha que a igualdade de gênero também deve estar em casa!
Vamos lutar por um mundo com mais equidade de gênero juntos?