A cultura da aceitação

Vivemos tempos totalmente diferente de nossos avós, pais. E nossos filhos, netos e descendentes como viverão? Essa resposta é indefinida. Jamais saberemos. O nosso tempo é hoje. E é nesse…

Leia mais

Espiritualidade e inteligência espiritual

Sobre a espiritualidade… você sente necessidade de encontrar razão e preenchimento na vida, assim como necessidade de ter esperança e vontade para viver”?  Pois você tem uma Inteligência Espiritual que…

Leia mais

Inclusão: respeito à diversidade

Por algumas gerações, as pessoas que apresentavam deficiências eram invisibilizadas por suas famílias e/ou comunidade. A elas não era oportunizada a experiência da inclusão no trabalho, nas escolas, na cultura…

Leia mais

Avohai – Avós ou pais?

  Avohai!  Estabelecer uma melhor convivência entre pais e avós, se faz necessária através do investimento num diálogo efetivo.  Para uma convivência saudável entre as gerações, é fundamental compreender essa…

Leia mais

A arte de viver em paz

Neste artigo, a autora nos leva à reflexão sobre a necessidade de desconstruir a “felicidade” e a “paz” prometidas e não atingidas pela ciência e tecnologia modernas, a fim de…

Leia mais

A vida e seus detalhes.

Liturgia do detalhe?  Sabemos o que quer dizer?  Façamos a busca através desta leitura de fácil entendimento, e que ao mesmo tempo nos leva a pensar com profundidade sobre o…

Leia mais

Os desafios do recomeço

Quando perdemos alguém, ou alguma coisa (como um bom emprego), passamos a lidar com o sentimento de solidão, e iniciamos o processo de reconstrução de planos que precisam ser refeitos.…

Leia mais

A vida vale ser vivida

Desde o nascimento, indivíduos se deparam com desconfortos e angústias. A propensão humana em focar nos aspectos problemáticos da vida contrasta com a atenção devida ao que está funcionando bem.…

Leia mais

Desfrutando o Envelhecimento

Bem envelhecer com bom humor, aprendendo que essa fase nos apresenta várias oportunidades de continuarmos ativos, participantes, é o que nos propõe Dr. Jamiro, autor desse nosso artigo. Ter consciência…

Leia mais

A vida vale ser vivida

Desde o nascimento, indivíduos se deparam com desconfortos e angústias. A propensão humana em focar nos aspectos problemáticos da vida contrasta com a atenção devida ao que está funcionando bem.…

Leia mais

Procastinação, o que vou fazer com você?

Neste artigo, a autora nos leva à raiz dos motivos da procrastinação em nossas vidas. Será a procrastinação uma bagunça externa que reflete na bagunça emocional interna? Precisamos identificar as…

Leia mais

Autismo

Papais e mamães vocês sabiam que a idade de 2 anos é o limite para se desenvolver a habilidade de comunicação verbal por frases?. “ Esperar o tempo da criança”,…

Leia mais

A experiência de ser pai.

Escrever sobre a experiência de ser pai… Por que? Teria conhecimento e conteúdo para redigir um artigo que possa ser agradável e útil ao leitor? Várias outras questões foram de…

Leia mais

Carta aberta à minha filha

Carta aberta à minha filha Neste artigo, o autor nos convida a participar da formalização por meio de uma carta para sua pequena bem como de sua doce recordação, momentos…

Leia mais

Relatório de impacto social 2022

Relatório de Impacto Social de 2022 É COM imenso orgulho que apresentamos este Relatório de Impacto Social de 2022 com os dados das atividades de voluntariado da Escola de Pais…

Leia mais

HISTÓRIAS,
POR QUE CONTAMOS?

Histórias, por que contamos? Contar uma história é como dar um presente! Toda história traz consigo um ensinamento, resgata memórias culturais e afetivas e desperta a curiosidade e a imaginação.…

Leia mais

Educação financeira

Educação Financeira Em um mundo repleto de incertezas e de estímulos ao consumo,é cada vez mais desenvolver comportamentos financeiros responsáveis e sustentáveis, desde a infância. O mau uso do dinheiro…

Leia mais

Mãe

Mãe   Eu fiz o caminho que quase todas as mães fazem: a gente tenta, a gente se frustra, a gente se culpa, a gente entende, aceita e segue em…

Leia mais

Quando escolho respeitar-me

“(Passamos pela infância, adolescência, juventude e chegamos à idade adulta. O que aprendemos ou deveríamos ter aprendido nesta trajetória que nos fortalece para administrar os desafios do dia a dia…

Leia mais

Filho com deficiência

Filho com deficiência Filhos são tesouros em nossas vidas, porém muitas situações não podem ser diferentes e independem de nossas escolhas. Quando deixamos de lado o preconceito, falsas informações e…

Leia mais

Oralidade, alfabetização e letramento.

Oralidade, alfabetização e letramento. Uma Formação Realizada em Conjunto com Famílias, Escolas e Crianças Neste artigo, o autor descreve com propriedade a importância da criança ser protagonista do processo de…

Leia mais

Resiliência frente ao novo

Direto e claro: resiliência é a capacidade que temos de sofrer uma grande dor e logo nos recuperarmos e seguirmos a vida. Dá pra aliviar a definição dizendo que resiliência…

Leia mais

Comunicação e o Uso das Telas

Há muito vêm se falando e estudando sobre o impacto das telas no desenvolvimento das crianças.   Você já parou para pensar o porque as telas são oferecidas às crianças?…

Leia mais

Como superar grandes perdas.

Como superar grandes perdas. Você já se frustrou enormemente com algum fracasso profissional, se sentindo uma pessoa terrível por não dar o melhor para sua família? Ou talvez teve uma…

Leia mais

Sexualidade na velhice.

Sexualidade na velhice. Apesar de todas as mudanças físicas que ocorrem com o envelhecimento, não existe um apagamento da sexualidade. O texto nos leva a desconstruir mitos e mostra que…

Leia mais

Solidão na maternidade

O processo de entrada na maternidade é algo que transforma as mamães! Porém, junto com esse julgamento e as decisões advindos do processo. Após o parto, segundo a autora Laura…

Leia mais

Cancer de Mama – Prevenção

O Outubro Rosa chegou e precisamos falar sobre a prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero. Segundo o INCA, o tratamento mais eficaz contra o câncer…

Leia mais

Família como lugar de acolhimento

Acolhimento não se confunde com permissividade. Acolhimento é inteireza do estar com o outro. E a família é esse espaço privilegiado para o acolhimento e desenvolvimento de seus membros. LER…

Leia mais

Acidentes na infância

 Acidentes na infância Nos últimos anos, com o desenvolvimento e a modernização das atividades sociais, o ser humano se expõe cada vez mais aos acidentes; principalmente no lar, tendo como…

Leia mais

Aleitamento materno e amamentação

O leite materno é o melhor e mais completo alimento que um bebê pode ter, ele supre todas as necessidades nutricionais que o bebê demanda. É promotor do crescimento e…

Leia mais

Brincadeira é coisa séria.

Brincadeira é coisa séria. “… a importância de se resgatar as ruas, as praças e outros espaços públicos da cidade para as crianças poderem se encontrar e brincar livremente.”  …

Leia mais

Relatório de impacto social – EPB/2021

A EPB encerra 2021 com sua atuação marcada pela resiliência e amadurecimento das iniciativas criadas em resposta à pandemia. Intensificamos a atuação de forma remota, retomamos a capacitação e formação…

Leia mais

Feliz domingo!

Feliz domingo!  Tchau julho! Seja bem vindo Agosto! Durante todo o mês de agosto, é realizada a campanha “Agosto Dourado” para conscientização sobre a importância do aleitamento materno. “O leite humano…

Leia mais

Paternidade Helicóptero

Paternidade Helicóptero Este artigo nos remete à reflexão do quão “Pais Helicópteros” podemos ser para os nossos filhos. Mas qual é essa definição? Será que estamos exercendo este papel? Como…

Leia mais

Série Desconflitando – “E agora?”

SÉRIE DESCONFLITANDO  “E AGORA?” Como conflito é entendido como sinônimo de dor, procuramos fugir dele. Mas vida sem conflito não existe. Somos divergentes (que tem opiniões, pontos de vista diferentes;…

Leia mais

Série Desconflitando – “Entre nós”

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA SÉRIE DESCONFLITANDO  PARTE 3 – ENTRE NÓS Na CNV (Comunicação Não-Violenta) existe um princípio: sem conexão não tem solução! Antes de resolver um conflito, preciso criar uma…

Leia mais

É hora de adotar.

É hora de adotar. É hora de acolher os refugiados, sem qualquer diferenciação, e ajudá-los a retomar o rumo e a dignidade de suas vidas. E é hora de adotar,…

Leia mais

Paternidade e Educação

Paternidade e Educação Professor Dr. Mario Antonio Betiato Ou a educação é humanizadora, isto é, torna as pessoas mais humanas, mais cidadãs e conscientemente livres, mais “gente boa”, ou não…

Leia mais

Prevenção e Saúde Bucal

Prevenção e Saúde Bucal Cáthia Valéria Zago Xavier   Uma das importâncias do contato precoce com o odontopediatra consiste em acender a memória dos pais e crianças para a volta…

Leia mais

EDUCAÇÃO: COMPETÊNCIA PRIMORDIAL DA FAMÍLIA

EDUCAÇÃO: COMPETÊNCIA PRIMORDIAL DA FAMÍLIA   O Processo Educacional familiar requer muita dedicação, doação, atenção e calma. Quando nasce uma criança, há a necessidade de a família estar estruturada considerando…

Leia mais

Nos Bastidores da Existência

Até os dias de hoje, falar em valorização da vida e a prevenção ao suicídio, ainda é um tabu em muitos lugares, principalmente quando os agentes dessa situação são adolescentes…

Leia mais

Famílias devem apoiar a educação.

Um tema que sempre repisei é o da importância de que as famílias apoiem a educação dos filhos. Famílias, obviamente, de todos os tipos: hétero, homo, inclusive uniparentais (que são…

Leia mais

AS INTELIGÊNCIAS QUE NOS MOVEM

AS INTELIGÊNCIAS QUE NOS MOVEM REGINA CÉLIA SIMÕES DE MATHIS¹ Ainda que estejamos vivendo em um ambiente em que a tecnologia vem trabalhando para agilizar processos e potencializar resultados, jamais…

Leia mais

Relatório de impacto social – EPB/2020

Neste Relatório, faz-se necessário apresentar a EPB como Instituição: a Estrutura Organizacional e de Governança, quem faz acontecer, os resultados alcançados, os impactos da comunicação e o alcance da sua…

Leia mais

TRAUMAS PSÍQUICOS: melhor lembrar ou esquecer?

Para a psicanálise muitas situações traumáticas, ocorridas ou fantasiadas, tornam-se inconscientes numa tentativa do psiquismo de eliminar o sofrimento. O mesmo ocorre com fatos e pensamentos que causam dores, temores…

Leia mais

NOVO OLHAR PARA A TERCEIRA IDADE

Com o aumento da perspectiva de vida, você já pensou como estão nossos idosos neste novo cenário? Ter um novo olhar para a terceira idade é imprescindível, considerando que os…

Leia mais

Educando filhos no século XXI

Você alguma vez já usou o termo “ No meu tempo as coisas funcionavam de outra forma” com seus filhos ou netos? A comparação entre gerações inevitavelmente acontece, geralmente trazida…

Leia mais

O abandono familiar da pessoa idosa.

O abandono familiar da pessoa idosa Segundo o IBGE, a longevidade vem aumentando ao longo do tempo. Desde 1940, a esperança de vida do brasileiro aumentou 31,1 anos. Você já…

Leia mais

Pais e filhos em isolamento

Pais e filhos em isolamento. Um ano de COVID, um ano de distanciamento social, um ano com as famílias em casa … Oportunidade jamais tida de aproximação verdadeira, entre tapas…

Leia mais

Mural EPB Recados da diretoria

“Enquanto houver Escola de Pais do Brasil, teremos sem dúvida alguma, a esperança de ter filhos melhores construindo um mundo melhor ” Dr. Jean Kather

Leia mais

A construção da esperança pelo diálogo

Winston Churchill, ao aceitar o desafio de assumir o cargo como Primeiro Ministro Britânico, em 1940, tinha consciência da real situação político-econômica de seu país. Em seu discurso de posse,…

Leia mais

“Birra” para além do limite materno

O ser humano não nasce pronto como a maioria dos mamíferos. Nascemos desprotegidos e despreparados para sobreviver, conquistamos a nossa sobrevivência pouco a pouco. Saímos do útero materno e buscamos…

Leia mais

O exterior dentro de nós

Pensando em família como uma instituição restrita a seus membros, tudo o que acontece fora de seu domínio geográfico e emocional, é externo e ela e a influencia. Porém, raramente…

Leia mais

Família Moderna: Quem Está No Controle?

“Família Moderna” é tema recorrente, quando se quer falar de “família na atualidade”, enfim, as relações familiares nos últimos tempos. Contudo, a rigor, na atualidade é mais usual o falar…

Leia mais

Filhos bem treinados para a vida

Ensinar filhos é um desafio em duas frentes: diário e de longo prazo. Exige respostas imediatas e não pode prescindir de um bom planejamento, que leve em consideração alvos de…

Leia mais

Ética, Cidadania e Justiça Social

Ética, cidadania e justiça social são temas de suma importância desde sempre, não apenas para reflexão, mas também de vivência. Mas quais aspectos abordar e como? Trata-se de um desafio…

Leia mais

Família, um sonho possível

Sim, acredito que a família é um sonho possível. Acredito que mesmo vivendo em um mundo de rápidas transformações, a família é importante como espaço de acolhimento, educação dos filhos.…

Leia mais

Desafios do cuidar

Refletir sobre os desafios da família com adolescentes nos remete a uma ampliação no olhar e a uma percepção sistêmica acerca de tudo o que envolve o crescer. Vivemos tempos…

Leia mais

Amizade em tempos modernos

Uma fonte muito importante de felicidade e bem-estar em nossa vida é a amizade, já que proporciona o suporte social, o compartilhamento de experiências, de interesses, de sentimentos e de…

Leia mais

Violência em família

A que ponto chegamos. Precisar de leis para proteger nossos pais, nossos companheiros, nossos filhos de nós mesmos? Atualmente, a família tem sido submetida a uma série de desafios. Um…

Leia mais

Família e seus desafios

A família é a instituição social mais antiga do planeta. Deveria ser o lugar apropriado para conviver e crescer, para desempenhar as funções de cônjuges, de pais e filhos na…

Leia mais

Para Crescerem Saudáveis

Para crescerem saudáveis, crianças menores de cinco anos devem passar menos tempo sentadas assistindo a telas ou contidas em carrinhos de bebê, devem dormir melhor e ter mais tempo para…

Leia mais

Como Lidar com o Medo?

Para alcançarmos a felicidade, para termos uma vida tranquila, para crescermos em nossos objetivos e conseguir bons relacionamentos é fundamental compreender e trabalhar nosso principal inimigo emocional: o medo. O…

Leia mais